Eu me lembro como se fosse hoje quando visitei pela primeira vez a Fundação YSL. Foi para uma reportagem para uma revista brasiliera, onde eu escrevi sobre a vida e obra de Yves.
Na época, Saint Laurent ainda estava vivo e eu fiquei emocionada de poder ter acesso aos seus arquivos – magicas gavetas e armários – onde emblemáticas peças e acessórios estavam minuciosamente arquivadas separadas por estilo, época, coleção. Uma oportunidade única.
Quinze anos depois do fechamento da Maison de alta costura, o Museu Yves Saint Laurent abre suas portas no lendário hotel particular – 5, Avenue Marceau, onde Yves Saint Laurent passou quase trinta anos desenhando suas coleções entre 1974 até 2002.
O museu procura abordar a história do século XX e as tradições da alta costura que acompanham um modo de vida que não existe mais e recria a atmosfera original do local onde trabalhava o famoso estilista.
Uma visita pra literalmente mergulhar num mundo excecional do «savoir faire » francês.
O mesmo edifício serve como sede da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent.
Com mais de 5.000 peças de vestuário, 15.000 acessórios e dezenas de milhares de esboços, placas de coletor, fotografias e outros documentos, a coleção de propriedade da fundação é incrivelmente rica. E por uma boa razão, Yves Saint Laurent é o único estilista de sua geração a ter tomado a precaução de arquivar todo o seu trabalho, e isso, desde a abertura de sua própria casa de moda. Pierre Bergé, companheiro e socio de Yves, guardou zelosamente 40 anos de suas criações.
Uma visita imperdível para quem quer saber mais sobre um dos maiores costureiros do século XX e as tradições da moda francesa.
- Museu Yves Saint Laurent Paris
- 5 avenue Marceau, 75016 – M ° Alma-Marceau
- Da terça a domingo das 11h às 18h – Nocturne em sex até 21h
- Fechado na segunda-feira
- Preço: € 10