Essa semana fui conferir uma das exposições que mais “movimenta” Paris: Jean Paul Gaultier no Grand Palais.
A exposição, que é a primeira do estilista francês, já foi visitada por cerca de 1,5 milhões de pessoas de todo o mundo e provocou uma verdadeira « Gaultiermania » no mundo da moda.
O percurso foi criado com a participação de talentosos e renomados artistas e especialistas, como a companhia de teatro de Montreal UBU dirigida por Denis Marleau e Stéphanie Jasmin – eles usaram para a “mise en cena”, um processo tecnológico extremamente inovador de animação dos manequins, visto pela primeira vez em Paris.
E é uma das coisas mais impressionantes desta retrospectiva! No total , trinta manequins tem seus rostos animados através de uma projeção, criando um jogo poético e interativo com o publico – eles falam com você, dizem textos, poemas – e a gente chega a olhar de pertinho para ter certeza de que eles não estão vivos de verdade!
E definitivamente fui seduzida! A exposição apresenta peças inéditas do criador (da alta costura e prêt-à-porter ) criadas entre 1970 e 2013 – acompanhados por desenhos, arquivos, figurino de clipes, filmes, shows, concertos, vídeos de música, apresentações de dança e televisão. Uma verdadeira retrospectiva da vida desse talentoso designer, ícone revolucionário da moda, que marcou as ultimas gerações com seu estilo ousado e provocador.
A estrela desta exposição é a cabeleireira Odile Gilbert (Atelier 68) que criou as perucas especificamente para cada modelo. Algusn chegaram a levar 4 meses para ficarem prontos, e mais de 2 dias para montagem sobre os manequins…
Muitos objetos e documentos de arquivo também foram mostrados ao público pela primeira vez.
Esta exposição tem grande espontaneidade, diversão e humor, refletindo a personalidade de Gaultier. Não se pode deixar de se sentir feliz. Eu andava com um sorriso, encantarão com toda a experiência. Os modelos tem um papel diferente, o de incentivá-lo a refletir sobre o que este grande designer fez e representa.
Maior que a vida, cheio de diversão, cheio de energia, excesso, e curiosidade pela novidade – Estas são as características que fizeram Jean Paul Gaultier – tão diferentes- e tão grande.
Uma exposição que você não deveria perder por nada desse mundo!
Jean Paul Gaultier. De 1 abril a 03 de agosto de 2015 no Grand Palais de Paris