Morabito: luxo made in France

Por gerações, a Maison «Morabito» em Paris produziu alguns das melhores e mais caras bolsas do mundo. Esta é uma marca que permaneceu confidencial, mas para qualquer mulher exigente que aprecia uma bolsa de melhor qualidade, esta é a referência absoluta. Quem não se lembra que a loja fabulosa na Place Vendôme, com suas janelas cheio dos mais belas bolsas feitos com os melhores couros e peles de avestruz e crocodilo? A boutique acabou indo para um local maior, perto da Champs Elysées, em 1996, até a esquina da Avenida George V e Rue François 1er.

O endereço mudou novamente em 2007, onde Morabito voltou para 259 rue Saint-Honoré, a poucos passos de distância da loja original.

A história desta famosa marca começou com seu fundador Jean-Baptiste Morabito. Nascido em Nápoles em 1885, Morabito abriu uma loja de jóias em Nice, em 1905 onde produzia jóias feitas de casco de tartaruga, coral e madrepérola, combinando-os com ouro e prata. Sucesso seguido e o trabalho deste jovem artesão tornou-se rapidamente popular entre a aristocracia europeia e os viajantes ricos que passavam suas férias na Côte d ‘Azur. A reputação era tal que Morabito obtido em 1908 no Royal Warrant do Tribunal da Rússia imperial. A Casas Reais da Suécia e Iugoslávia se tornar clientes importantes também.

Uma lenda nasceu.

Determinado a conquistar Paris, Jean-Baptiste Morabito abriu sua primeira loja rue Saint-Honoré em 1921 Sua reputação continuou a crescer e ele foi reconhecido em todo o mundo por seu domínio da casca da tartaruga, que ele usou para a moda em requintados “Artigos de Paris “. Mas então ele expandiu seu negócio criando bolsas e malas, definindo os padrões de elegância entre as duas guerras mundiais. É claro que seus produtos mais famosos segue – a bolsa das senhoras.

E o que é um prazer ver que seus desenhos originais ainda inspiram as coleções hoje. Aqui estão apenas três modelos que eu absolutamente adoro:

VENDOME

O «Vendôme» modelo evoca a famosa praça parisiense onde loja de Morabito Paris foi localizado por meio século. Uma bolsa de noite muito preciosa, com um design atemporal. Foi oferecido pela Sra. Pompidou para a Imperatriz do Japão e desde então, é muito apreciada por mulheres de homens políticos e homens de negócios.

ORSAY

Quando Marilyn Monroe estava procurando um modelo que poderia ser sua maleta de mão para levar seus produtos de beleza em suas viagens, Morabito Paris criou «Orsay», uma bolsa glamorosa que Marilyn adorava. É a bolsa perfeita que você tem com você durante todo o dia, com mil divisões internas e continua a ser uma homenagem a essa belíssima estrela de cinema americana.

 

TRAVIATA

O «Traviata» foi criado para Maria Callas. Os enfeites e fecho são réplicas de seus famosos amuletos em forma de bolota. Este é um modelo sofisticado que simplesmente me fascinou ao abrir. Como uma pequena caixa de joias!

Todos estes modelos têm uma história para contar. Morabito costumava dizer: “O luxo não é excepcional, o excepcional é que é o luxo”.

Estes produtos excepcionais são parte da arte francesa de produtos feitos à mão raros que fez Paris centro de luxo que inclui Hermes, Dior, Louis Vuitton, Chanel…

Cada passo para criar uma bolsa é feita por artesãos qualificados e materiais sempre selectionados dos melhores peles do mundo. A fabricação de cada bolsa leva mais de 20 horas. Nenhuma máquina pode produzir resultados semelhantes com o cuidado meticuloso tomado em sua criação.

Recentemente, em Paris, tive a grande honra e o prazer de passar uma tarde em seu atelier.

Fui recebido pelo mestre artesão Pascal Charpentier que me mostrou o passo-a-passo a montagem de uma bolsa.

Foi uma experiência única, este mestre artesão que trabalha com os mais sofisticados e caras peles de crocodilo. Para a maioria dos sacos, ele usa mais de 4 peles para uma peça única, para garantir o enquadramento perfeito, assegurar a combinação perfeita da pele em todos os ângulos, de modo que cada peça é única e perfeita!

Todas as etapas são desenvolvidas a mão e sem pressa, no tempo exigido para garantir que cada detalhe receba a atenção necessária, o que explica que estas peças são criadas para passar por gerações.

O corte, a perfuração para a costura feita a mão, a costura, o retorno das peças que são costuradas no sentido inverso, cada detalhe exige mãos precisas e experientes.

Gentilmente, Pascal, me convidou para executar uma das etapas – a costura de um ponto – e nesta única etapa, pude compreender a verdadeira dificuldade deste trabalho. Consegui realizar meu “ponto” mas foram intermináveis 5minutos de tensão, entre risos e palavras de incentivo da equipe! Uma experiência inesquecível!

A Maison Morabito Paris ainda orgulhosamente ostenta o nome de seu fundador e gosto dele, graça à sensibilidade única para a interação de materiais e cores. Morabito Paris deve sua fama à preocupação constante para representar a maior tradição de artigos de couro francesa.

O que mais eu posso dizer? Morabito é apenas uma daquelas marcas icônicas que eu realmente amo. Para ter uma de suas bolsas faz você se sentir muito especial e orgulhoso. Eu sempre vou admirar mulheres que eu vejo com essas bolsas. Eles sabem o que são peças “excepcionais”!

Morabito

  • Morabito Morabito Paris Boutique mudou-se temporariamante  da rua Saint-Honoré para o VIP Salon perto do  Arco do  Triunfo.
  • MORABITO Paris VIP SALON – 8 rue Villaret de Joyeuse 75017 Paris FRANCE
  • Open hours: Monday – Friday 10:00 – 17:00 by appointment Tel :+33 (0)1 53 23 90 40 Email : info@morabitoparis.com
  • www.morabitoparis.com

1 comentário

  1. siloé

    Que maravilha!!! Se fosse escolher, escolheria todas.Encantada.Na próxima vez que for aí,farei uma visita na Maison Morabito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *