LOUIS VUITTON: “VOLEZ, VOGUEZ, VOYAGEZ

Esta semana eu estive visitando uma das mais belas exposições que vi na minha vida. E pude realmente compreender como nasceu o mito Louis Vuitton.

A marca francesa criou uma outra obra-prima – uma exposição de tirar o fôlego – uma viagem emocional através do tempo, de seu “savoir-faire” e de sua habilidade sublimar o magnífico por mais de 160 anos.

A exposição chamada de “VOLEZ, VOGUEZ, VOYAGEZ” que acontece em Paris, está exposta igualmente numa magnífica joia da arquitetura francesa, o “Grand Palais”. Raramente uma exposição proporciona uma experiência tão rica e comovente, que nos permite uma imersão no mito e na história de uma verdadeira marca de luxo.

lv_grand_palais8094_-rgrrgoire_vieille Louis-Vuitton-Grand Palais

“Monsieur Vuitton” e seus filhos ficariam orgulhosos. Foi com apenas 14 anos de idade que Louis Vuitton viajou a pé para Paris, onde decidiu realizar um sonho, criar bagagens… hoje elas são instantaneamente reconhecível em qualquer parte do mundo. Já na época, suas criações eram verdadeiros objetos de beleza e desejo – mas também de funcionalidade para os viajante jet-set do final do século 19.

Louis-Vuitton-Grand Palais

Mais de 1200 malas, objetos preciosos e atuais é simplesmente espetacular para ver tanta beleza, tanta qualidade excepcional, essas peças extravagantes utilizados para acompanhar esses ” Voyageurs “passado e presente.

Dividida em 9 temas, a exposição nos leva através de gigantesco percurso como uma verdadeira viagem por sua fascinante historia. Da escolha da madeira aos utensílios para a fabricação de uma mala, as criações dos clássicos truks de viagem, as expedições de André Citroën‎ pela rota da seda, as viagens de barco, o automóvel, a aviação, o trem, a pintura, a escritura, as estrelas de cinema, a beleza, as criações da moda e da musica… Uma verdadeira descoberta da mala do tesouro!

Louis-Vuitton-Grand Palais2

Desde a sua criação, a “maison” Vuitton tem sido sempre atenta às necessidades da sua clientela exigente … Nunca houve qualquer extravagância que a marca não fosse capaz de criar …. desde um chuveiro para um caminhão, mala que vira cama, malas para hora do chá, para o picnic… – em cada situação, Vuitton soube combinava a ambição do viajante e suas necessidades para projetos únicos. Imagine uma mala de viagens exclusivamente desenhada para permitir o armazenamento de 50 pares de sapatos? Um sonho ….quase uma fantasia.

lv_grand_palais7557_-rgrrgoire_vieilleLouis-Vuitton-Grand Palais

A exposição é um convite a viver o mito da marca através de uma jornada excepcional que mistura o industrial e o criativo deste artesão excepcional “maletier” cujos clientes incluíam a primeira imperatriz Eugenia.

Parte da exposição coloca em destaque o trabalho excepcional do savoir faire da Maison, com ateliers onde artesãos demonstram como são construídas malas, sapatos, bolsas e peças raras…

Louis-Vuitton-Grand Palais3

O Grand Palais

A escolha do Grand Palais é perfeito para uma viagem tão histórica e também simbólica par a marca Louis Vuitton. Construído em 1900 para a Exposição Universal de Paris, o Grand Palais reflete a “grandeza” da marca Vuitton. Nesta época, George Vuitton organiza no Grand Palais uma estande dedicado à “Viagem e artigos de couro”. O estande Vuitton, surpreendentemente sob a forma de carrossel cheio de bagagem e bolsas elegantes e inovadoras virou o centro das atenções.

Louis Vuitton

Esta exposição é uma homenagem à história de um grupo que soube transmitir a excelência de um savoir faire guardado como um tesouro, savoir faire que revela que os produtos franceses são o ápice da verdadeira experiência de luxo.

Veja mais e emocione-se com este video:

/

Luxo final: A expo é gratuita bem como os audio-guias em diversas linguas.

  • Até 21 de fevereiro de 2016
  • Grand Palais d’Honneur Salon
  • Avenue du Général Eisenhower, 8 Paris

1 comentário

  1. Siloé Fonseca Pelissari

    Gostei muito de ver fotos desta exposição. Maravilhosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *