Léonard – Paris a Arte da Estamparia

A marca Léonard desde seus debuts ficou conhecida mundialmente por sua originalidade. Como uma das mais belas marcas francesas dotadas de um verdadeiro savoir-faire artesanal, a Maison Léonard desperta não apenas curiosidade pela criação de estampas que são verdadeiras pinturas dignas de quadros de museus, mas também por sua ousadia na escolha dos materiais para criar suas coleções.

Léonard-Paris-carnet-chic

Recentemente tive a honra de ser recebida em seu atelier em Paris. Instalado num prédio Haussmannien na avenida Pierre 1er de Serbie, no coração do quadrilátero de ouro da capital – é neste local que se encontra suas oficinas de desenho, oficinas de confecção, showroom e onde suas coleções são criadas de A à Z.

Leonard-Paris-Carnetchic

Instalada numa ampla e luminosa sala no ultimo andar do imóvel, com uma bela e bucólica vista dos telhados de Paris – quatro desenhistas, silenciosamente misturam dezenas de tintas – enquanto pintam os padrões delicados que devem viram peças de sonho para a próxima coleção. A fonte de inspiração vem dos 4000 desenhos que constituem os arquivos de Léonard e que dividem a mesma peças com livros de arte.

Leonard_paris_Stella-Pelissari_carnet-chic

Para quem não conhece, a historia de Léonard começa em 1958, quando Jacques Leonard confia a Daniel Tribouillard, um homem sensível as artes, o trabalho de se lançar no mercado uma marca que pudesse se diferenciar da alta costura que reinava na época.

Leonard_paris_Stella-Pelissari_carnet-chic

Tribouillard cria então, um processo de estamparia revolucionário capaz de estampar os desejados tecidos ingleses “Fully Fashioned » ate então, considerados impossíveis de estampar.

Nesta época, Daniel Tribouillard, deseja que a marca possua um símbolo facilmente reconhecível e escolhe a orquídea – uma flor frágil selvagem – como emblema da marca. Quando em 1968 a marca apresenta sua primeira coleção de vestidos de Jersey de seda impressos, os vestidos eram tão leves que a marca lança o slogan: “um vestido Leonard, 150 gramas de felicidade.”

Leonard_paris_Stella-Pelissari_carnet-chic

Sua audácia é aplaudida no mundo todo e a marca Leonard se torna conhecida por seus florais, suas impressões todas feitos à mão, seus lendários vestidos de jérsei de seda e seus quimonos – tão reverenciados no Japão – que o governo japonês confia a Daniel Tribouillard a tarefa de dar a esta um toque de modernidade.

 

Leonard_paris_Stella-Pelissari_carnet-chic

Uma consagração – em 1800 anos, Daniel Tribouillard foi a única pessoa ocidental autorizada a penetrar no segredo da fabricação dos quimonos tradicionais.

Christine Phung

Christine Phung, the director artistic of Léonard

Hoje, Léonard continua a ser uma das mais belas e luxuosas marcas francesas e confia a jovem e talentosa Christine Phung (ex Kenzo), a direção artística da marca.

Christine Phung foi aplaudida em pé, semana passada em durante a Semana de Moda de Paris, por sua primeira coleção.

Fashion-Week-decouvrez-un-apercu-de-la-premiere-collection-de-Christine-Phung-pour-Leonard-Paris

The first collection by ChristinePhung for Leonard-ParisCertamente, o melhor ainda está por vir…

BOUTIQUES LEONARD

  • 36 avenue Pierre 1er de Serbie, 75008 Paris – Tel.: +33 01 53 67 87 66
  • 48 Rue du Faubourg Saint-Honoré, 75008 Paris – Tel.:+33 1 42 65 53 53

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *