O luxuoso magazine Le Bon Marché em Paris é conhecido por suas exposições arrojadas e desta vez são as obras faraônicas do famoso artista chinês Ai Weiwei que podem ser apreciadas pela primeira vez na França.
A exposição batizada “Xi Er” (“Ar do Jogo”) apresenta obras monumentais inspirada nos contos e lendas Chinesas de forma majestosa.
Considerado um dos artistas mais influentes de sua geração, Ai Weiwei é conhecido também por seu trabalho arrojado e provocador.
Para a realização desta exposição o artista utilizou técnicas ancestrais que misturam bambu e papel de seda para criar dragões, papagaios, peixes e outras figuras da mitologia chinesa em obras tridimensionais.
Muitas dessas obras referem-se a uma peças anteriores e sua preocupação ao longo da carreira com liberdade e repressão. Feitas em materiais simples e em branco austero, elas mergulham o Le Bon Marché em luz.
Ao mesmo tempo lúdicas e ameaçadoras, familiares e exóticas, simples e exuberantes, estes personagens enchem o espaço de encanto e surpresa, adicionando um pouco do pensamento subversivo de Ai Weiwei para um dia típico dia de compras.
“Expor no Bon Marché é usar um novo meio, uma loja de departamento, para tocar a um novo público, tão amplo quanto o de um museu, mas, em princípio, que não vem até aqui para ver a arte” disse o artista.
“Esta experiência me permite projetar uma exposição de outra maneira, com restrições diferentes do que de um museu ou galeria e eu estou muito feliz com o resultado”, complementa o artista que vive em Berlim.
Uma exposição imperdível para quem estiver em Paris.
- Até 20 de fevereiro no Le Bon Marché,
- 24 rue de Sèvres – Paris
- www.lebonmarche.com