As Costureiras de Chanel

As palavras “Haute Couture” não precisa de ser traduzida. Ela faz parte da mitologia  da moda e é celebradas por grandes designers ,  temporada após temporada.

O nome  foi criado  em 1868 pelo inglês Charles Frederick Worth através do “La Chambre Syndicale de la Haute Couture Parisiense.”

A “alta-costura” é uma denominação legalmente protegida, reservada apenas as empresas que deve cumprir uma série de critérios importantissimos.

Hoje apenas 14 marcas de moda no mundo podem ostentar este nome. E Chanel faz parte deste seleta lista desde seus debuts…

chanel-fall-winter-2016-17-haute-couture-mood-of-the-show-01

Ao contrário das coleções de prêt-à-porter, que dão origem as “Semanas de Moda” ao redor do mundo, a “Haute Couture” é exclusivamente parisiense.

Este termo refere-se a roupas feitas sob medida e à mão, onde especialistes como bordadeiras, plissadeiras e plumistas – demonstrando seus profundos “savoir faire”  que são muitas vezes consideradas de arte por direito próprio .

chanel-fall-winter-2016-17-backstage-01

E para a coleção Couture 2016/17 que aconteceu esta semana em Paris, Chanel fez uma homenagem às suas oficinas e as famosos “mãozinhas” como são chamadas suas costureiras, sem o qual a Alta Costura não pode existir.

defile-chanel-automne-hiver-2016-2017-paris-look-1

A decoração do Grand Palais se transforma nos ateliers da Rue Cambon – entre alfinetes, padronagens, rolos de tecido e algumas fotos cada costureira executa seu meticuloso trabalho – e as “petites mains” – saem da sombra.

Uma bela homenagem a estas profissionais excepcionais.

chanel-fall-winter-2016-17-haute-couture-finale-01

A silhueta Chanel para o próximo inverno traz muitas peças em sobreposições para enfrentar as temperaturas baixas em grande estilo. A peça forte é a calça 7/8 que sublimada por botas de bico fino e salto baixo.

Mangas curtas desvendam luvas longas e o tweed reina na próxima temporada : bordado de lantejoulas , de plumas ou aplicado de jóias ou… tudo executado com a máxima precisão típica da exceptional Maison Chanel.

Credit Photos: © Benoit Peverelli, © Anne Combaz, © Chanel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *