Charvet: O Templo da Camisaria no Mundo

Charvet Skirt Luxury

Charvet

Dezoito medidas por cliente, tecidos exclusivos e infinitos detalhes que nem imaginamos ser necessários para a confecção de uma camisa. Na Maison Charvet, confeccionar camisas é um trabalho de alta-costura. Instalada na prestigiosa praça Vendôme em Paris desde 1838, a Charvet possui uma reputação internacional pela alta qualidade de seus produtos mas sobretudo por suas confecções de peças sob medida.

Charvet

Charvet

Vestindo reis, príncipes e chefes de estado, mas também mulheres amantes da camisa perfeita, por quase dois séculos a Maison Charvet, que foi a primeira a abrir um comercio especializado em camisaria no mundo, continua mantendo a tradição e o savoir-faire que a tornam uma instituição de moda mundial.

Charvet

Como uma apaixonada por peças raras, fui fazer uma visita nesse templo da moda. São 5 andares inteiros dedicados ao guarda roupa masculino: milhares de gravatas e foulards, lenços de seda e abotoaduras. No 2andar, centenas de tecidos são sobrepostos separados por cores, tecidos e tramas.

Para minha surpresa, Anne Marie Colban, a diretora da Maison, me oferece uma camisa sob-medida. Fiquei simplesmente emocionada! Fã de longa data desta bela Maison, como ficar indiferente quando terei uma camisa única no mundo?

Conhecendo a lista de celebridades que adotaram as camisas Charvet desde presidentes como John F. Kennedyn, Ronald Reagan, François Mitterrand, Jacques Chirac, mas também Coco Chanel, Yves Saint Laurent e ainda hoje Catherine Deneuve, Sofia Copolla, Christian Louboutinn, Catherine Deneuve e tantos rock stars, como não me sentir lisonjeada ?

Pois fizemos a letra passa a passo. Sob os olhos experientes de Anne Marie, minhas medidas foram tiradas, incluindo de punhos diferentes (devido ao uso do relógio), mas também a altura dos botões, o conforto das mangas… depois disso passamos a etapa onde escolhemos o tipo de colarinho, o formato dos punhos, se for o caso as letras para bordar um monograma e a altura ideal deste…tudo isso que é anotado numa caderneta, que permanecera junto a tantas outras de todos esses clientes internacionais…

Difícil foi a fase seguinte – escolher o tecido – Como se decidir entre mais de 6000 opções? Sendo que apenas na cor branco são mais de 500 diferentes nuances e na gama azul a possibilidade é superior a 400 tonalidades? Tudo desenvolvido por métodos de tingimento e tecelagem exclusiva?

Felizmente Anne Marie, que cresceu vendo seu pai ocupar-se de clientes exigentes, sabe é a pessoa ideal para nos aconselha.

Acabei optando por uma camisa clássica branca num tecido com uma trama delicada e sofisticada com finas risca na mesma cor. Colarinho alto, punhos retos e fechamento com abotoaduras. Quase um modelo masculino, mas com pequenos detalhes que deixam uma mulher muito sexy.
Fiquei impressionada com detalhes que não conhecia:

Charvet sur mesure

Charvet sur mesure

Se a camisa for com listrada, todas as partes devem “casar” como se não houvesse separação entre punhos, mangas, abertura frontal colarinho. Todos esses itens seguem a mesma linha como se a peça fosse uma só.

• A costura, é feita com fios ultra finos em pontos minúsculos o segredo de um conforto extremo.
• Os botões são costurados à mão e são em madrepérola vindos de conchas australianas.
• O colarinho o forro é feito com 6 camadas de finíssimo tecido sem uso de cola, técnica que garante flexibilidade sem alterar a estrutura e nas pontas um reforço é costurado à amo, para garantir simetria e caimento perfeito.

Dentro de 1 semana o protótipo em popelina esta pronto para uma nova prova. Assim os últimos ajustes são feitos antes da peça ser cortada no tecido escolhido. Depois disso, sua camisa esta disponível em poucos dias…

E já estou ansiosa para a minha próxima vinda à Paris! Um sonho de longa data, enfim vira realidade. Vou ter a minha tão sonhada camisa Charvet!!!

Charvet Skirt Luxury

Detalhe final ****E se a Maison Charvet é uma das raras casas do mundo a manter a tradição de fazer camisas sob medida, ela também oferece outros serviços menos personalizados e mais acessíveis. Existe um espaço para camisas prêt-à-porter, mas também penhoirs, meias, pijamas…
No ultimo andar, encontramos o par perfeito para essas fabulosas camisas. É o espaço de alfaiataria – onde ternos são feitos com o mesmo controle de qualidade de suas camisas. Para a Maison Charvet a arte do sob medida não tem limites.

Charvet

  • 28 Place Vendôme, 75001 Paris
  • 01 42 60 30 70

5 Comentários

  1. siloé

    Fiquei encantada com a CamisariaCharvet. Consegui ver umas pequeninas do tamanho do Vicenzo. Lindérrimas, todas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *