As majestosas joias de Lalique

Lalique COVER

René Lalique, mestre excepcional

Se existem joias que me fascinam são aquelas inspiradas no periodo Art NouveauElas me lembram daquela época efervescente, cheio de artistas audaciosos e designers que nos deixaram com uma forma de arte instantaneamente reconhecível usado em todas as formas de vida, desde roupas, joias, obras de arte e em novos projetos de arquitetura.

A joalheria em particular foi totalmente revitalizado nesta época, onde a principal fonte de inspiração vem da natureza. Técnicas revolucionarias ganham espaço, temas ornamentais japoneses são fonte de inspiração bem como o uso de pedras simi-precisas e a combinação com materiais incomuns, como o vidro modelado, o marfim, o chifre.

No centro de tudo isso, René Lalique, mestre em cristal, um verdadeiro artista que através de suas criações glorifica a natureza e as integra de forma não convencional.Surge um estilo único e incomparável – algo completamente novo – a joalheria Lalique. Sua imaginação sem limites e audaciosa, restitui a fauna, a flora, mas sobre tudo a mulher em peças excepcionais. Um trabalho meticuloso que através o jogo de cores e transparências criam peças de uma luz incomparável.

Lalique

Lalique

René Lalique primeiro começou a desenhar peças de joalharia para famosos joalheiros franceses que incluíram Cartier e Boucheron. Mais tarde, ele decidiu começar seu próprio negócio, projetando sua própria joias e outras peças em vidro. Rapidamente Rene Lalique desenvolveu uma reputação de renome e foi reconhecido como um dos mais importantes artistas Art Nouveau da França, tornando-se sinônimo de criatividade, beleza e qualidade para cada peça que ele criou.

Lalique

René Lalique, “o inventor de joias modernas” passa a ser admirado por todas as grandes damas do mundo. Todas sonham em possuir uma peça de sua autoria. Idolatrado pelo mundo, suas joias passam a ser prestigiadas, reinterpretadas e copiadas mesmo por prestigiosas joalherias. O trabalho de Rene Lalique vira ícone de uma época. Lalique, mestre em vidro, passa também nesta época a dedicar-se na criação de objetos e peças de decoração…

Lalique VIP Room

Lalique: arte ou joias?

Difícil definir as peças da Maison Lalique. Diríamos, arte em forma de joias. A Maison Lalique, a partir da inspiração do mestre joalheiro continuada explorar a poética da natureza e os mitos tão queridos por René Lalique. Para tal a Maison acaba de abrir um espaço único, no coração de Paris dedicado a arte joalheria.

A poucos passos de distância da Ópera Garnier, na chique e sofisticado Rue de La Paix, você vai encontrar a boutique Lalique e seus tesouros. A loja não é muito grande, mas extremamente elegante. Sob dois pisos, esta pequena “jóia” me surpreendeu com o lustre majestoso feito com mais de 2500 peças do famoso anel “Gourmand”, criado por Lalique, em 1931. Fiquei realmente surpresa que este anel foi criado neste momento, porque seu design é puro e moderno, características que vemos agora na joia atuais.

Há mais de 200 modelos diferentes para ver e admirar e sim … para comprar! Mas o que comprar? Peças passam desde aneis em cristal por 120 euros até de joalharia soberba ou a tentadora seleção de “haut joillerie”, peças excepcionais e únicas, que inclui anéis de noivado e casamento.

Lalique  - Gourmande

Entre as peças fantásticas que recria o estilo de Rene Lalique, mas com toque moderno, eu era fascinado por peças da coleção Vesta, Gaîa, Pshyché mas também a coleção chamada “Muguet” este delicada flor que eu aprendi a amar em França e que é comprado como um sinal de amizade e amor no dia 1º de maio de cada ano.

Lalique

Lalique

A decoração da loja de estilo Art Nouveau é pura, refinada e extremamente sofisticada. Não deixe de conhecer o subsolo. Com seus painéis em cristal, esta sala “privada” armazena peças excepcionas de edição limitada, como relógios Parmigiani Fleurier-Lalique, frascos de perfume, ou a gama de canetas de Caran d’Ache.

Uma forma de “selar” a arte e o “savoir faire” único criado por René Lalique, um século depois com o mesmo esplendor!

Lalique

Lalique

  • Boutique Lalique Joaillerie
  • 20 Rue de la Paix, 75002 Paris – France
  • Tel.: +33 1 42 65 03 04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *