René Lalique, mestre excepcional
Se existem joias que me fascinam são aquelas inspiradas no periodo Art NouveauElas me lembram daquela época efervescente, cheio de artistas audaciosos e designers que nos deixaram com uma forma de arte instantaneamente reconhecível usado em todas as formas de vida, desde roupas, joias, obras de arte e em novos projetos de arquitetura.
A joalheria em particular foi totalmente revitalizado nesta época, onde a principal fonte de inspiração vem da natureza. Técnicas revolucionarias ganham espaço, temas ornamentais japoneses são fonte de inspiração bem como o uso de pedras simi-precisas e a combinação com materiais incomuns, como o vidro modelado, o marfim, o chifre.
No centro de tudo isso, René Lalique, mestre em cristal, um verdadeiro artista que através de suas criações glorifica a natureza e as integra de forma não convencional.Surge um estilo único e incomparável – algo completamente novo – a joalheria Lalique. Sua imaginação sem limites e audaciosa, restitui a fauna, a flora, mas sobre tudo a mulher em peças excepcionais. Um trabalho meticuloso que através o jogo de cores e transparências criam peças de uma luz incomparável.
René Lalique primeiro começou a desenhar peças de joalharia para famosos joalheiros franceses que incluíram Cartier e Boucheron. Mais tarde, ele decidiu começar seu próprio negócio, projetando sua própria joias e outras peças em vidro. Rapidamente Rene Lalique desenvolveu uma reputação de renome e foi reconhecido como um dos mais importantes artistas Art Nouveau da França, tornando-se sinônimo de criatividade, beleza e qualidade para cada peça que ele criou.
René Lalique, “o inventor de joias modernas” passa a ser admirado por todas as grandes damas do mundo. Todas sonham em possuir uma peça de sua autoria. Idolatrado pelo mundo, suas joias passam a ser prestigiadas, reinterpretadas e copiadas mesmo por prestigiosas joalherias. O trabalho de Rene Lalique vira ícone de uma época. Lalique, mestre em vidro, passa também nesta época a dedicar-se na criação de objetos e peças de decoração…
Lalique: arte ou joias?
Difícil definir as peças da Maison Lalique. Diríamos, arte em forma de joias. A Maison Lalique, a partir da inspiração do mestre joalheiro continuada explorar a poética da natureza e os mitos tão queridos por René Lalique. Para tal a Maison acaba de abrir um espaço único, no coração de Paris dedicado a arte joalheria.
A poucos passos de distância da Ópera Garnier, na chique e sofisticado Rue de La Paix, você vai encontrar a boutique Lalique e seus tesouros. A loja não é muito grande, mas extremamente elegante. Sob dois pisos, esta pequena “jóia” me surpreendeu com o lustre majestoso feito com mais de 2500 peças do famoso anel “Gourmand”, criado por Lalique, em 1931. Fiquei realmente surpresa que este anel foi criado neste momento, porque seu design é puro e moderno, características que vemos agora na joia atuais.
Há mais de 200 modelos diferentes para ver e admirar e sim … para comprar! Mas o que comprar? Peças passam desde aneis em cristal por 120 euros até de joalharia soberba ou a tentadora seleção de “haut joillerie”, peças excepcionais e únicas, que inclui anéis de noivado e casamento.
Entre as peças fantásticas que recria o estilo de Rene Lalique, mas com toque moderno, eu era fascinado por peças da coleção Vesta, Gaîa, Pshyché mas também a coleção chamada “Muguet” este delicada flor que eu aprendi a amar em França e que é comprado como um sinal de amizade e amor no dia 1º de maio de cada ano.
A decoração da loja de estilo Art Nouveau é pura, refinada e extremamente sofisticada. Não deixe de conhecer o subsolo. Com seus painéis em cristal, esta sala “privada” armazena peças excepcionas de edição limitada, como relógios Parmigiani Fleurier-Lalique, frascos de perfume, ou a gama de canetas de Caran d’Ache.
Uma forma de “selar” a arte e o “savoir faire” único criado por René Lalique, um século depois com o mesmo esplendor!
- Boutique Lalique Joaillerie
- 20 Rue de la Paix, 75002 Paris – France
- Tel.: +33 1 42 65 03 04