5 Restaurantes Imperdíveis em Lisboa!

Portugal é um paraíso para gourmandes.  Comer em Portugal é coisa séria e os portugueses são mestres no uso do azeite, do alho, da cebola e logico, no preparo de peixes e frutos do mar.

Por isso, é um pouco pretencioso de minha parte citar os “melhores” restaurante com tantos bons – alguns incógnitos ou propositalmente escondidos – espalhados nas charmosas ruelas da cidade. Mas para facilitar sua visita à Lisboa fica aqui 5 restaurantes que eu TESTEI e APROVEI!

São simpáticos, com preços ótimos e servem uma excelente comida portuguesa. Enjoy!

#1- A Cevicheria

Como transformar um Ceviche em poesia ou obra de arte?

Foi isso que o chef Kiko Martins fez depois de uma temporada viajando pelo mundo e apaixonar-se por este tradicional prato Peruano.  Kiko fez da Cevicheria  não apenas o ponto de encontro chic e cool da cidade, mas um local para apreciar este prato usando os 5 sentidos!

Uma experiência de texturas e sabores quase indescritível até você experimentar. E se o restaurante é pequeno, a qualidade dos produtos servidos em contrapartida é enorme.  O serviço é impecável e rápido, mas a casa não aceita reservas. Seu balcão ornamentado por um polvo gigante é disputadíssimo e nos finais de semana a calçada borbulha de gente bonita a espera de uma mesa com uma taça de champanhe na mão. Por isso, chegue cedo ou não tenha pressa. Você sabe, algumas coisas na vida são melhores exatamente porque você esperou por elas…

  • A Cevicheria –
  • Rua Dom Pedro V, 129 – Bairro Pincipe Real Tel.  +351 21 803 8815

#2 – Laurentina – o Rei do Bacalhau

 Este é o primeiro restaurante que vem a minha mente quando penso em Lisboa porque ADORO bacalhau! E aqui ele é declinado em infinitas e saborosas maneiras.

A sala é acolhedora e confortável, o serviço é impecável e os conselhos inestimáveis dos garçons são perfeitos para a escolha de pratos e a descoberta dos vinhos do Douro.

Os pratos são copiosos, então pense em dividir o prato principal e pedir mini entradas para poder saborear as diversas opções que a casa oferece.

Para entrada, prove as Pataniscas de Bacalhau (um tipo de bolinho) e depois experimente o tradicional prato da casa – Bacalhau Lascado Especial e Bacalhau à Brás.

Para quem não é amante de bacalhau um prato incrível é o Camarão Tigre à Moçambicana. Enfim, um deleite de lugar!

  • Laurentina
  • Av. Conde Valbom 71A, 1050-067  Tel.: +351 21 796 0260

#3- Solar dos Presuntos

Não há muito a dizer sobre o Solar dos Presuntos. Em duas palavras: “à antiga”. Adoro o local pois fica numa ruazinha em pleno centro da cidade ao pé do elevador (bondinho) que leva você até a parte superior perto do Castelo.

O local é bem do tipo que eu gosto: não muito grande nem muito pequeno – com tolhas alvas bem passadas (sempre acho que as toalhas são o primeiro indício de um bom restaurante). É sem duvida um clássico de Lisboa que soube criar uma reputação e mantê-la ao longo dos anos. No menu pratos tradicionais executados com perfeição.

Como pratos principais, sou fã da Açorda lavagante, das Costeletas de borrego ou do Arroz negro de chocos, vieira, gambas, cogumelos e mexilhão. Mas o menu é bastante variado e você não vai se decepcionar.

Nunca comi nada de mau no Solar dos Presuntos, e é onde vou sempre que quero ser bem servido e comer bem sem sair de Lisboa.

Melhor telefonar para reservar, mas você pode tentar a sorte aguardando na espera de uma mesa, e dar uma caminhada por essa charmosa rua que esta cheia de novas lojas e hotéis…

  • Solar dos Presuntos
  • Rua Portas de Santo Antão 150, 1150-269  Tel. : +351 21 342 4253

#4 Aqui Há Peixe

Conheci este restaurante através da indicação do ator brasileiro Marcos Frota. E como ele fui conquistada no primeiro prato! 

Ambiente aconchegante no coração do Chiado, o restaurante fica ao  lado de uma praça animada perfeita para um aperitivo antes do seu jantar.

Não preciso explicar que a estrela da casa é o peixe e você pode realmente e surpreender com certas (e ótimas) combinações propostas pelo chef Miguel depois de suas visitas matinais aos mercados lisboetas.

Recomendo as amêijoas de entrada temperadas com lemongrass e coentro que são um verdadeiro deleite. Depois delicie-se com o peixe fresco do dia ou com uma boa cataplana de frutos do mar. Você vai até pensar que esta na Praia do Pego (de onde vem o chef) e se fechar os olhos poderá ate sentir a brisa do mar.  

  • Aqui Há Peixe
  • Rua da Trindade 18A,  Tel.: +351 21 343 2154

#5 – Ribadouro

Conhecida como um dos melhores lugares para comer mariscos em Lisboa, a cervejaria Ribadouro há sete décadas é palco de histórias familiares e de momentos que marcaram a vida da cidade.

 Muitos dos funcionários trabalham na casa há dezenas de anos –  ali cresceram, casaram-se alguns até se aposentaram e viram a chegada e partida de muitos clientes sempre com o orgulho de trabalhar num espaço mítico da cidade.

A casa tornou-se um ponto de encontro tão familiar que alguns clientes mantém a tradição de almoçar todos os domingos na mesma mesa que já esta reservada por anos a fio!  O local é barulhento, animado e você se sente em casa em 5 minutos.

No menu as estrelas são as grandes travessas de marisco onde amêijoa, lagostinhos, camarões e gambas do Algarve chegam frescas com perfume do mar.  A casa também serve maravilhosos pratos de peixes e carnes como bifes de vazio ou lombo.

Experimente como entrada a Sapateira (uma entrada tradicional de caranguejo) e o queijinho Azeitão…para o prato principal as opções de frutos do mar são tão diversas, que é melhor você pedir uma bebidinha enquanto passeia os olhos pelo menu. Se você estiver apenas passando pela frente, já que ele fica na avenida mais famosa da cidade, você pode pedir um “prego” (sanduíche português) no balcão ou sentado nas mesas que ficam na frente do restaurante, acompanhado logico, por uma boa Cerveja imperial.

 

  • Ribadouro
  • Av. da Liberdade 155, 1250-144 Tel: +351 21 354 9411

Outros endereços que adoro em  Lisboa …

  • Ramiro (marisqueira TOP!)
  • 5 Oceanos (marisqueira TOP)
  • A Venda Lusitana
  • Pinóquio (tradicional portuguesa)
  • Joao do Grão (tradicional portuguesa, local familiar)
  • Tasquinha do Lagarto (popular portuguesa, local familiar)

BOM APETITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *